Como definir a Persona do seu negócio?

jun 15, 2021 Mídias Sociais

A primeira dúvida que vem a cabeça quando falamos em persona é a diferença entre público-alvo e persona, não é isso?

Os dois conceitos possuem semelhança, mas a diferença crucial entre os dois, é que público-alvo acaba sendo um segmento de pessoas como uma grande massa, e detalhes mais específicos acabam sendo ignorados para generalizar esse segmento.

Ao considerar a estratégia voltada apenas a um alvo a ser atingido já é um conceito ultrapassado, faz parte do modelo de publicidade antigo.

Já que no meio digital você consegue atingir dados minuciosos de cada pessoa, o conceito de persona se destaca por ser completo e indicar o consumidor ideal para seu produto ou serviço.

Mas afinal, o que é persona?

É uma representação de uma pessoa com características reais como o cliente ideal a ser impactado. Assim é possível personalizar a comunicação e falar diretamente para aquela persona em potencial, tornando a comunicação mais assertiva.

Normalmente 3 a 4 personas formam mais de 90% de clientes de uma empresa. O importante é identificar exatamente a sua persona ideal. Para te ajudar no processo de criação da persona do seu negócio digital, separei algumas perguntas que vão te ajudar a chegar no perfil ideal:

1. Dê um nome a ela.
2. Defina sua profissão?
3. Faixa Etária
4. Sexo?
5. Qual é a faixa de salário?
6. Onde vive?
7. Qual seu nível de instrução?
8. Como é a família?
9. Quais são seus valores e medos?
10. Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
11. Como podemos ajudá-la?
12. Quais são seus hobbies?
13. Quais tipos de conteúdo elas consomem?
14. Onde buscam os conteúdos que consomem?
15. Quais aparelhos eletrônicos usam?
16. Quais redes sociais acessam?

Diante esses dados você vai conseguir entender melhor a sua persona (avatar) e descobrir os melhores locais e meios para se relacionar com eles. Para coletar essas informações você pode frequentar lugares onde essas pessoas estão, participar de fóruns na internet, conversas online nas redes sociais, fazendo perguntas, analisando comentários, acessando sites e lendo os comentários.

Após definição da sua persona ofereça conteúdo que eles desejam e que realmente irá ajuda-los a resolver seus problemas. E pode acreditar, muitas vezes eles não sabem que precisam de determinados produtos/serviços até encontrar algo que propõe resolver.

Antes de tentar vendar algo na internet, você precisa entregar valor ao seu público. Então um dos pontos fundamentais antes de iniciar qualquer venda, é fornecer informação de qualidade e relevante, que agrega utilidade no cotidiano da sua audiência para suprir as necessidades.

Por taco

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